Na Finlândia, tive a oportunidade de ficar na casa de uma finlandesa, Kuka. Ela vive no meio da floresta e seus animais de estimação são duas renas! (Não resisti a ligar para minha mãe e dizer que estava na casa da Kuka, no meio da floresta). Ela me contou algumas coisas da Finlândia que achei curiosas:

– O país tem a cultura da sauna (Kuka tem uma no quintal). Até uns 50 anos atrás os partos ocorriam dentro das saunas!

– Os finlandeses têm que pagar uns 200 euros por ano para ter direito a ver televisão. O governo utiliza métodos originais para pegar em flagrante os que não pagam, mas assistem. Às vezes ligam para quem não pagou a anuidade e falam:

– Oi. Sou seu vizinho, meu sinal de TV está fraco. Com a sua TV está tudo bem?

Ou ligam dizendo ser de um programa de TV…

A multa é alta para os que roubam sinal.

– Cerca de 86% do país são protestantes. Quando um/a finlandês/a tem 14 anos, tem que participar de um acampamento de 2 semanas que fala da bíblia, de Jesus, da igreja, etc. Então tem que decidir se quer pertencer à igreja ou não (se não for ao acampamento não pode ser da igreja). Se decidir pela igreja pode casar-se, ser padrinho e ser enterrado em cemitérios cristãos. Caso contrário, não pode fazer essas coisas e é 5 vezes mais caro ser enterrado em outro cemitério. Os membros da igreja têm parte do salário descontada diretamente pelo governo, como dízimo.

Um dos alces na casa da Kuka
Uma das renas na casa da Kuka
Com Kuka, dando de comer ao outro alce
Com Kuka, dando de comer à rena